O Projeto
O projeto de Prevenção da Obesidade Infantil (Prevoi) é um ensaio comunitário realizado em Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, municípios que hoje apresentam aproximadamente 25% de excesso de peso entre crianças. O estudo pretende realizar uma intervenção voltada para prevenção da obesidade infantil na Atenção Primária em Saúde, nos quatro municípios da Região Metropolitana de Vitória-RMV/Espírito Santo, na perspectiva socioambiental e pautada na realidade local. Confira as principais ações/objetivos do projeto:
1. Avaliar estado nutricional, nível de atividade física, sono, pressão arterial, autoconceito e indicadores de ansiedade entre crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade, cadastradas nas Unidades Saúde da Família (USF);
2. Identificar e mapear locais/espaços para a prática de atividade física no entorno das unidades de saúde;
3. Reavaliar estado nutricional, hábitos e comportamentos alimentares, nível de atividade física, pressão arterial, sono, lazer sedentário, autoconceito e indicadores de ansiedade em crianças, aos 6 e 12 meses após linha de base;
4. Avaliar estado nutricional, hábitos e comportamentos alimentares, nível de atividade física e pressão arterial dos pais ou responsáveis pelas crianças, em dois momentos (linha de base e ao final).
A associação entre obesidade e a ocorrência de Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT), bem como outras doenças relacionadas à alimentação, influenciaram positivamente na produção de materiais de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e no incentivo para a construção de uma linha de cuidado integral para a obesidade, pautada no desenvolvimento de ações e estratégias realizadas nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde. Considerando a importância da alimentação e nutrição no processo de determinação do excesso de peso e obesidade e, em seus impactos em saúde e qualidade de vida, foi atualizada em 2011 a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).